Lei sancionada pelo Governo do Estado garante novos investimentos e fortalece o turismo local
Sertãozinho conquistou oficialmente o título de Estância Turística. A Lei Estadual nº 18.379, sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas no dia 23 de dezembro, e publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 26, eleva o município a uma das mais importantes classificações do turismo paulista, garantindo acesso a novos recursos financeiros e ampliando as oportunidades de desenvolvimento do setor.
Em novembro, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o Projeto de Lei nº 1.274/2025, que promoveu Sertãozinho e outras sete cidades da condição de Município de Interesse Turístico para Estância Turística. Com a sanção da Lei, Sertãozinho passa a integrar o seleto grupo de 78 estâncias existentes no Estado.
A nova classificação possibilita ao município receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur), destinados exclusivamente a investimentos em infraestrutura, qualificação, promoção e fortalecimento do turismo. Além do aporte financeiro, o título consolida o turismo como política pública estratégica, com planejamento de longo prazo, valorização da identidade cultural e histórica, integração regional e melhoria contínua da experiência oferecida aos visitantes.
Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, José Adilson dos Santos, a conquista representa o início de um novo ciclo para o município. Segundo ele, o reconhecimento estadual amplia o fluxo de visitantes e impulsiona diversos setores da economia local. “O aumento no turismo gera maior demanda por hospedagem, alimentação, transporte, comércio e serviços, estimulando a criação de empregos diretos e indiretos. É um novo tempo para Sertãozinho, que passa a vivenciar maior circulação de recursos, beneficiando desde pequenos negócios a grandes empresas locais. Além do mais, trata-se de uma conquista elencada no plano de governo do prefeito Zezinho Gimenez e da vice Cássia Soares”, destacou.
O prefeito Zezinho Gimenez ressaltou que o fortalecimento do turismo reflete diretamente na qualidade de vida da população de Sertãozinho e Cruz das Posses. “Nossa cidade passa a ser referência turística na região. O aumento no número de visitantes gera maior arrecadação para os cofres públicos e esses recursos retornam em melhorias para a cidade. Infraestrutura, saúde, educação e outros setores são impactados positivamente, beneficiando sertanezinos e turistas. Além de reconhecimento regional, estadual e nacional para nossa cidade”, afirmou o chefe do Executivo.
Sertãozinho conta, atualmente, com mais de 80 equipamentos turísticos, entre públicos e privados, como o Parque do Cristo Salvador, o Parque Ecológico, o Museu da Cana e outros. Além de ser reconhecida internacionalmente pelo turismo de agronegócios, com destaque para a Fenasucro & Agrocana, maior feira mundial de bioenergia, realizada anualmente no município. A cidade também se destaca nos segmentos de turismo religioso, esportivo, de natureza e cultural.
A promoção a Estância Turística reforça o empenho do Governo Municipal em buscar avanços contínuos, consolidando Sertãozinho como referência regional e promovendo desenvolvimento econômico aliado à melhoria da qualidade de vida da população sertanezina como um todo.